terça-feira, 30 de outubro de 2012

Verdades vivenciadas

Vou retratar aqui minha experiencia com as drogas, pois creio que isso possa ajudar as pessoas que buscam ajuda para lidar com quem é viciado...
Bom, meu nome é Anselmo, usei drogas durante aproximadamente 3 anos e meio, parece pouco tempo, mas foi o suficiente para me levar ao fundo do poço.
O meu problema começou na família, pois os meus pais estavam vivenciando uma crise no relacionamento que já não era nada bom, daí o que era ruim ficou pior. Como não me sentia bem em casa, fui buscar fora o que eu não encontrei dentro de casa, faltava muitas coisas, carinho, diálogo, presença, apoio... e nisso fui apresentado pelo meu primo e por um amigo a maconha, disseram que não faz mal, faz menos mal que cerveja e cigarros, e daí resolvi experimentar.
Como a maconha relaxa e faz a pessoa se sentir bem, era tudo que eu precisava, então fui usando cada vez mais até que chegou um ponto que ela já não fazia o mesmo efeito, precisava de algo mais forte para suprir o meu sofrimento, aí então conheci a cocaína que foi a melhor solução momentânea, pois ela dava uma grande sensação de euforia, mas isso era por apenas alguns minutos, depois acontecia o contrario, a sensação era de desânimo total, depressão, e a única coisa que fazia melhorar essa situação era o uso de mais cocaína. Por isso do vício, ela dá uma boa sensação e depois o corpo pedi mais substancia para manter o nível de motivação, pois é isso que ela se torna, o único motivo para viver!
Passou um tempo mais e não satisfeito, queria mais, ai começei a utilizar na veia, esse foi o meu fundo de poço, pois realmente estava literalmente viciado, não conseguia ficar sem ela, também começei a utilizar LSD, mesclado de maconha com crack e por fim crack apenas, mas tive uma péssima experiencia com um traficante de crack que, fez uma viagem comigo no meu carro para buscar a droga, esse traficante era viciado em crack e ele estava um bom tempo no meu carro sem utilizar nada, e começou a ter umas convulsões e ai fiquei preocupado e resolvi continua apenas com as outras drogas...
Chegou um ponto que as drogas já não fazia o mesmo efeito e dai eu não conseguia me saciar, neste ponto da minha vida já havia fugido 3 vezes de casa, e neste exato momento fazia uma semana que estava fora de casa morando com um amigo, não tomava banho, não me alimentava, estava vivendo como um mendigo, e consegui ainda assim enganar um gerente de banco e zerar uma conta poupança que eu tinha com a minha mãe, usei este dinheiro todo em uma única noite, todo em cocaína, injetei toda essa droga na veia, eu e uns amigos, mas a droga parecia não fazer nenhum efeito, os meu amigos disseram que eu parecia um monstro, pois a droga mexia com todo o meu sistema nervoso, com a minha feição, mas a sensação não havia, foi quando eu vi que a minha vida já não valia mais nada mesmo, pois até o que me motivava já não tinha mais efeito, só restava a morte!
Por várias vezes antes disso tentei suicidar, não tinha coragem de fazer algo de concreto então eu apenas arriscava para ver se eu morria, corria com o carro drogado em alta velocidade em rodovias, fazia várias coisas neste sentido mas nada acontecia...
No outro dia, acordei com o meu amigo pedindo para eu buscar uma internação, pois se continuasse assim não iria durar muito tempo, eu resolvi escultar este amigo que de pronto me levou ao escritório do meu pai. No caminho passou um filme na minha mente de todas as besteiras que havia feito, um grande arrependimento tomou conta de mim, não sabia o que estava acontecendo, mas sei que me entregue aquela situação pois sabia que ou era isso ou era a morte!
Quando chegou no meu pai, havia uma escada, o meu amigo subia as escadas e foi chamá-lo, pois eu não tinha condição de chegar lá em cima, estava chorando bastante, o meu coração estava dilacerado, ai quando ele desceu até a mim, eu dei um grande abraço nele, pedi perdão por tudo que havia feito, a minha vontade era de ajoelhar, esse momento nunca mais eu vou esquecer, pois foi como na passagem bíblica do filho pródigo, onde o filho volta ao pai arrependido...
No mesmo dia o meu pai conseguiu uma internação em uma fazenda de recuperação em Maringa-PR, o Marev, fui o segundo interno desta fazenda de recuperação, estava começando os trabalhos por isso conseguimos a vaga muito rápido...Também o meu pai e minha mãe estava frequentando o Amor Exigente que é um grupo de apoio aos pais que tem filhos com problemas com drogas e alcool, e já estava preparado para quando chegasse esse momento como ele deveria agir, e foi exatamente o que aconteceu, sem esse apoio dificilmente conseguiria sair desta situação.
Fiz o meu tratamento, foram 9 meses dentro de um ambiente fechado, lá foi trabalhado o meu comportamento com os 12 passos, também havia o trabalho terapêutico na propriedade rural e a obediência que todo drogado perde no decorrer do vício... também lá descobri que o meu problema não era a droga, mas sim o que me levou a usá-la, a droga é consequência dos meus problemas não resolvidos.
Já fazem 15 anos que estou sóbrio e não bebo nenhuma bebida alcoólica, apesar de não ter problemas com o álcool, sei que qualquer substancia que tira a minha serenidade pode me levar de novo ao vício!

Nenhum comentário:

Postar um comentário